Uzanto Debato:Chabi: Diferi inter la revizi

Paĝenhavo ne ekzistas en aliaj lingvoj.
De Wikipedio
Kontenajo efacita Kontenajo adjuntita
Nula rezumo di redakto
Nula rezumo di redakto
 
Lineo 11: Lineo 11:
# se eu não conseguir encontrar alguma coisa que possa escrever ali, eu posso até apagar a "frase estranha".
# se eu não conseguir encontrar alguma coisa que possa escrever ali, eu posso até apagar a "frase estranha".


Só que eu NÃO POSSO fazer isso com textos da Bíblia, ou do Alcorão, ou com uma obra de Cervantes, ou de Machado de Assis, de Eça de Queiroz, ou de Shakespeare, de Mark Twain, de Émile Zola... enfim, com qualquer produção literária da humanidade, pois eu estaria MUTILANDO ou ADULTERANDO a obra. Quem escreve textos na Wikipedia tem a liberdade de construir a partir do zero ou alterar - ampliando, encurtando, suprimindo, ou reescrevendo completamente - o que foi escrito por outro. Quem queira explicar num texto a origem da lenda do ''Papá Noel'' (''Pai Natal'', em Portugal, ''Père Noël'' en França) por exemplo, pode falar bastante ou bem pouco sobre o assunto, e usar suas próprias palavras, pois está contando uma história que não tem um texto escrito. Mas não dá para traduzir um texto importante, uma obra que tenha autor ou autores, conhecidos ou anônimos, com erros de sentido, lacunas, redação confusa... no meio da tradução. Caso contrário, o sentido de "para-que-vou-traduzir-este-texto" se perde. A propósito, [https://comunidade.rockcontent.com/traducao-de-texto/ veja este texto em português: "Tradução de texto: conheça as melhores práticas"] que achei na Internet. De acordo com a definição do mesmo, eu não posso ser considerado um tradutor, ou pelo menos não posso ser considerado um tradutor de bom nível para o Ido (e nem para o espanhol, pois eu não conheço a gramática em profundidade, e algumas vezes uso tradução automática).
Só que eu NÃO POSSO fazer isso com textos da Bíblia, ou do Alcorão, ou com uma obra de Cervantes, ou de Machado de Assis, de Eça de Queiroz, ou de Shakespeare, de Mark Twain, de Émile Zola... enfim, com qualquer produção literária da humanidade, pois eu estaria MUTILANDO ou ADULTERANDO a obra. Quem escreve textos na Wikipedia tem a liberdade de construir a partir do zero ou alterar - ampliando, encurtando, suprimindo, ou reescrevendo completamente - o que foi escrito por outro. Quem queira explicar num texto a origem da lenda do ''Papá Noel'' (''Pai Natal'', em Portugal, ''Père Noël'' en França) por exemplo, pode falar bastante ou bem pouco sobre o assunto, e usar suas próprias palavras, pois está contando uma história que não tem um texto escrito. Mas não dá para traduzir um texto importante, uma obra que tenha autor ou autores, conhecidos ou anônimos, com erros de sentido, lacunas, redação confusa... no meio da tradução. Caso contrário, o sentido de "por que vou traduzir este texto?" se perde.


A propósito, [https://comunidade.rockcontent.com/traducao-de-texto/ veja este texto em português: "Tradução de texto: conheça as melhores práticas"] que achei na Internet. De acordo com a definição do mesmo, eu não posso ser considerado um tradutor, ou pelo menos não posso ser considerado um tradutor de bom nível para o Ido (e nem para o espanhol, pois eu não conheço a gramática em profundidade, e algumas vezes uso tradução automática).
Por esta razão é que sugiro que o melhor é recorrer ao Jean Martignon e ao Gonçalo Neves através do Facebook, pois são ótimos conhecedores do Ido, e eu sempre procuro recorrer a eles.


Por esta razão é que sugiro que o melhor é recorrer ao Jean Martignon e ao Gonçalo Neves através do Facebook, pois são ótimos conhecedores do Ido, e muitas vezes recorro a eles nas muitas dúvidas que eu tenho.
Um grande abraço, [[Uzanto:Joao Xavier|Joao Xavier]] ([[Uzanto Debato:Joao Xavier|diskuto]]) 01:45, 3 mar. 2021 (UTC)

Um grande abraço, [[Uzanto:Joao Xavier|Joao Xavier]] ([[Uzanto Debato:Joao Xavier|diskuto]]) 01:49, 3 mar. 2021 (UTC)

Nuna versiono, pos 01:49, 3 mar. 2021

Bonveno!

Ni bonvenigas vu a la Wikipedio en Ido, Chabi, e ni dankas vu tre multe pro vua kontributi.


Yen kelka ligili a pagini quin vu forsan trovos utila:

Vu anke povas kunlaborar editante l'artikli qui ja publikigesis por plubonigor li, o krear nova artikli pri temi quin vu bone konocas. Reda ligili havas nula artikli asociata, e se vu volas skribor pri nova temo qua ne havas ula ligilo kreata, unesme vu mustas serchar existanta artiklo relatanta por krear ligilo a vua nova skribajo ibe. Vu povas krear la bezonata ligilo ank en Probeyo.

Ne timez pri ne skribar artikli per perfekta Ido! Plu savata Idisti revizos e korektigos li pose. Simple atachez la ligilo {{Revizo}} ye la komenco dil artiklo, ed olu aparos en la fako «revizinda pagini» por altra Idisti revizor.

En vua uzanto-pagino vu povas mencionar vua matrala linguo, altra lingui quin vu parolas, e vua savo pri Ido, exemple: {{Babel|fr|es-3|en-2|io-1}}. Se vu ne parolas Ido bone, vu povas skribar en l'Angla, la Hispana, la Franca, e.c. ad altra Idisti.


Don't speak Ido? Here's some information in English

IN ENGLISH: On your personal page you can mention the languages you speak (including your native language) and your knowledge of Ido, for example: {{Babel|en|es-2|io-1}}. If you don't speak Ido (io-0), you can write to us about whatever is on your mind in English.


¿No hablas el Ido? Siguen algunas informaciones en español

EN ESPAÑOL: En su página de usuario, puede mencionar las lenguas que habla, y su conocimiento del idioma Ido, por ejemplo: {{Babel|es|ca-3|en-2|io-1}}. Si vos no hablas el Ido (io-0) puede escribirnos sus dudas en español.


Vous ne parlez pas Ido? Voici quelques informations en français

EN FRANÇAIS: Dans votre page utilisateur, vous pouvez mentionner les langues que vous parlez (en plus de votre langue maternelle), et vos connaissanses en Ido, comme par exemple: {{Babel|fr|ca-3|en-2|io-1}}. Si vous ne parlez pas Ido (io-0) vouz pouvez nous écrire vos doutes en français.


Não fala Ido? Eis algumas informações em português

EM PORTUGUÊS: Na sua página de usuário, poderá dizer qual é a sua língua materna, outras línguas que fale, e seu nível de conhecimento do Ido, por exemplo: {{Babel|pt|es-3|en-2|io-1}}. Se não falar Ido (io-0), pode escrever-nos em português.


Juez vua tempo hike en Wikipedio, e ni anke juos kunlaborar kun vu!

Um abraço, Vicente! Joao Xavier (diskuto) 01:45, 3 mar. 2021 (UTC)[respondez]

Tradução[redaktar fonto]

Olá, Vicente, como estás? Por aqui tudo bem. Quanto às traduções, ainda mais que são frases da Bíblia, penso que os melhores para te ajudar com algumas dicas são os amigos do Facebook, nomeadamente o Jean Martignon e o Gonçalo Neves. Ambos conhecem muito bem o Ido, e pode ser até que conheçam traduções de trechos da Bíblia feitos ao Ido, o que facilitaria muito o teu trabalho.

Provavelmente você sabe que para qualquer redação (incluindo-se uma tradução) ser considerada boa, não basta apenas uma boa sintaxe, o escrever corretamente cada palavra, mas é preciso muitas vezes (re)construir expressões idiomáticas, entender os chamados "idiotismos" de uma língua ("idiotismo" es una expresión de una lengua con un significado determinado que no se entiende por análisis de sus elementos, por ejemplo en español, "no dar pie con bola") e saber traduzi-los adequadamente. Por esta razão, eu não me arrisco com todo tipo de tradução ou redação.

Algumas vezes, quando eu tenho que mexer em um artigo que contenha erros de sintaxe e encontro também frases difíceis (para mim) de compreender o que a pessoa queria dizer com aquilo (às vezes são problemas sérios de semântica), eu chego até a

  1. escrever outra frase qualquer que pelo menos faça sentido e esteja também ligada àquele assunto, ou
  2. se eu não conseguir encontrar alguma coisa que possa escrever ali, eu posso até apagar a "frase estranha".

Só que eu NÃO POSSO fazer isso com textos da Bíblia, ou do Alcorão, ou com uma obra de Cervantes, ou de Machado de Assis, de Eça de Queiroz, ou de Shakespeare, de Mark Twain, de Émile Zola... enfim, com qualquer produção literária da humanidade, pois eu estaria MUTILANDO ou ADULTERANDO a obra. Quem escreve textos na Wikipedia tem a liberdade de construir a partir do zero ou alterar - ampliando, encurtando, suprimindo, ou reescrevendo completamente - o que foi escrito por outro. Quem queira explicar num texto a origem da lenda do Papá Noel (Pai Natal, em Portugal, Père Noël en França) por exemplo, pode falar bastante ou bem pouco sobre o assunto, e usar suas próprias palavras, pois está contando uma história que não tem um texto escrito. Mas não dá para traduzir um texto importante, uma obra que tenha autor ou autores, conhecidos ou anônimos, com erros de sentido, lacunas, redação confusa... no meio da tradução. Caso contrário, o sentido de "por que vou traduzir este texto?" se perde.

A propósito, veja este texto em português: "Tradução de texto: conheça as melhores práticas" que achei na Internet. De acordo com a definição do mesmo, eu não posso ser considerado um tradutor, ou pelo menos não posso ser considerado um tradutor de bom nível para o Ido (e nem para o espanhol, pois eu não conheço a gramática em profundidade, e algumas vezes uso tradução automática).

Por esta razão é que sugiro que o melhor é recorrer ao Jean Martignon e ao Gonçalo Neves através do Facebook, pois são ótimos conhecedores do Ido, e muitas vezes recorro a eles nas muitas dúvidas que eu tenho.

Um grande abraço, Joao Xavier (diskuto) 01:49, 3 mar. 2021 (UTC)[respondez]